Pesquisa sobre qualidade de vida com o 9º C
Passo 1 - Formação dos grupos para a pesquisa
Expliquei o que é mapa conceitual, questionei se os alunos conheciam, ao que me responderam que já faziam na disciplina de história, porém a lápis e papel.
Apresentei a webquest.
Passo 2 - Assistiram a vídeos sobre qualidade de vida
http://www.youtube.com/watch?v=11VIoU6J-54&feature=fvwp
Passo 3 - Pesquisa sobre alguns conceitos importantes para se ter qualidade de vida
Passo 3 - Pesquisa sobre alguns conceitos importantes para se ter qualidade de vida
Alimentação equilibrada;
Prática de exercícios físicos;
Lazer;
Evitar sedentarismo e vícios.
Passo 4 - Mapas conceituais sobre qualidade de vida
Após a pesquisa sobre qualidade de vida, foi o momento de elaborar o mapa conceitual.
Os alunos utilizaram o IMPRESS editor de apresentação do Linux.
Alguns mapas conceituais sobre qualidade de vida:
Após a construção dos mapas conceituais, as duplas fizeram uma mensagem - uma frase com uma imagem sobre o trabalho pesquisado.
Abaixo está a exposição dos trabalhos no mural onde a comunidade escolar pode apreciar e as frases e imagens que os alunos postaram.
Veja você também.
Prática de exercícios físicos;
Lazer;
Evitar sedentarismo e vícios.
Passo 4 - Mapas conceituais sobre qualidade de vida
Após a pesquisa sobre qualidade de vida, foi o momento de elaborar o mapa conceitual.
Os alunos utilizaram o IMPRESS editor de apresentação do Linux.
Alguns mapas conceituais sobre qualidade de vida:
Após a construção dos mapas conceituais, as duplas fizeram uma mensagem - uma frase com uma imagem sobre o trabalho pesquisado.
Abaixo está a exposição dos trabalhos no mural onde a comunidade escolar pode apreciar e as frases e imagens que os alunos postaram.
Veja você também.
9 comentários:
De inicio os alunos mostraram certa resistência, depois que falei sobre um assunto já conhecido qualidade de vida (apenas será aprofundado)e sobre mapa conceitual, eles demonstraram maior interesse.
Oi, Gisele
E sobre o conteudo, mesmo sendo um assunto estudado você percebeu se a metodologia de Mapas Conceituis contribuiu para a melhor compreensão ou fixaçäo do assunto? Os alunos gostaram de trabalhar desta forma? E você, como avalia a experiência?
A princípio os alunos reclamaram pois sempre preferem a prática de educação física.
Como já coloquei antes eles se mostraram resistentes porém estão fazendo, alguns já me enviaram por e-mail a atividade.
É uma boa ferramenta de estudo e fixação, o professor de história já havia iniciado um estudo utilizando mapas, eu complementei e levei os alunos no laboratório e direcionei para educação física.
É$ importante pois alguns alunos ainda veem o laboratório apenas como uma aula divertida e não sabem da importância de como utiliza-la para pesquisa, ou mesmo para estudo.
Parabéns Gisele pelo trabalho desenvolvido com os alunos.Nessa idade realmente eles são resistentes a quase tudo e só com muita motivação e empenho que se consegue envolvê-los.
Agradeço a compreensão dos alunos, sei que não é fácil a aula teórica competir com a prática, e também perceberem a importância sobre a qualidade de vida.
Você entende que bom não é fácil competir com a aula prática.
Postar um comentário