SEJA BEM VINDO, CURTA AS ATIVIDADES, FAÇA UM COMENTÁRIO!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Webquest


Pesquisa sobre qualidade de vida com o 9º C


Passo 1 -  Formação dos grupos para a pesquisa


Expliquei o que é mapa conceitual, questionei se os alunos conheciam, ao que  me responderam que já faziam na disciplina de história, porém a lápis e papel. 
Apresentei a webquest.  

Passo 2Assistiram a vídeos sobre qualidade de vida 






http://www.youtube.com/watch?v=0XWV7kx9fwk

http://www.youtube.com/watch?v=3gys61k7AQo&feature=related



http://www.youtube.com/watch?v=11VIoU6J-54&feature=fvwp
 
Passo 3 -  Pesquisa sobre alguns conceitos importantes para se ter qualidade de vida 
Alimentação equilibrada;

Prática de exercícios físicos;

Lazer;

Evitar sedentarismo e vícios.


















Passo 4 - Mapas conceituais sobre qualidade de vida



Após a pesquisa sobre qualidade de vida, foi o momento de elaborar o mapa conceitual.
Os alunos utilizaram o  IMPRESS editor de apresentação do Linux.






 



 








Alguns mapas conceituais sobre qualidade de vida:


                                

                            








Após a construção dos mapas conceituais, as duplas fizeram uma mensagem - uma frase com uma imagem sobre o trabalho pesquisado. 
Abaixo está a exposição dos trabalhos no mural onde a comunidade escolar pode apreciar e as frases e imagens que os alunos postaram.


Veja você também.







9 comentários:

Gisele Alves Soethe disse...

De inicio os alunos mostraram certa resistência, depois que falei sobre um assunto já conhecido qualidade de vida (apenas será aprofundado)e sobre mapa conceitual, eles demonstraram maior interesse.

Gládis Leal dos Santos disse...

Oi, Gisele

E sobre o conteudo, mesmo sendo um assunto estudado você percebeu se a metodologia de Mapas Conceituis contribuiu para a melhor compreensão ou fixaçäo do assunto? Os alunos gostaram de trabalhar desta forma? E você, como avalia a experiência?

Gisele Alves Soethe disse...

A princípio os alunos reclamaram pois sempre preferem a prática de educação física.
Como já coloquei antes eles se mostraram resistentes porém estão fazendo, alguns já me enviaram por e-mail a atividade.
É uma boa ferramenta de estudo e fixação, o professor de história já havia iniciado um estudo utilizando mapas, eu complementei e levei os alunos no laboratório e direcionei para educação física.

Gisele Alves Soethe disse...

É$ importante pois alguns alunos ainda veem o laboratório apenas como uma aula divertida e não sabem da importância de como utiliza-la para pesquisa, ou mesmo para estudo.

Araciara disse...

Parabéns Gisele pelo trabalho desenvolvido com os alunos.Nessa idade realmente eles são resistentes a quase tudo e só com muita motivação e empenho que se consegue envolvê-los.

Araciara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Araciara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gisele Alves Soethe disse...

Agradeço a compreensão dos alunos, sei que não é fácil a aula teórica competir com a prática, e também perceberem a importância sobre a qualidade de vida.

Gisele Alves Soethe disse...

Você entende que bom não é fácil competir com a aula prática.